2 de dez. de 2021

Sócrates e a fofoca

.


:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

Na Grécia antiga, Sócrates era um
mestre reconhecido por sua sabedoria.

Certo dia, o grande filósofo se
encontrou com um conhecido que lhe
disse:

-Sócrates, sabe o que acabo de ouvir
sobre um de seus alunos?

-Um momento, respondeu Sócrates.
Antes de me dizer,
gostaria que você passasse por um
pequeno teste. Chama-se

"Teste dos 3 filtros".

-Três filtros?

-Sim, continuou Sócrates.
Antes de me contar o que quer que seja
sobre meu aluno, é bom pensar um pouco
e filtrar o que vais me dizer.

O primeiro filtro é o da Verdade.
Estás completamente seguro de que
o que me vai dizer é verdade?

-Bem... Acabo de saber...

-Então, sem saber se é verdade,
ainda assim quer me contar?

-Vamos ao segundo filtro,
que é o da Bondade.

Quer me contar algo de bom sobre
meu aluno?

-Não, pelo contrário.

-Então, interrompeu Sócrates,
queres me contar algo de ruim
sobre ele, que não sabes se é verdade!

Ora veja! Ainda podes passar no teste,
pois ainda resta o terceiro filtro,
que é o da Utilidade.

O que queres me contar vai ser útil
para mim?

-Acho que não muito.

-Portanto, concluiu Sócrates, se o que
você quer me contar pode não ser verdade,
não ser bom e pode não ser útil,
então para que contar?

"Este episódio demonstra porque Sócrates
era tão estimado."

PAZ E LUZ PARA TODOS VOCÊS!!!
   
-:¦:- E -:¦:-
 
Um Dia Abençoado para todos!!