30 de nov. de 2022

O QUE É VIRTU@L?

.


:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

Entrei apressado e com muita fome no restaurante.

Escolhi uma mesa bem afastada do movimento,
pois queria aproveitar os poucos minutos de que
dispunha naquele dia atribulado para comer e
consertar alguns bugs de programação de um sistema
que estava desenvolvendo, além de planejar minha
viagem de férias, que há tempos não sei o que são.

Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga,
uma salada e um suco de laranja, pois afinal de
contas fome é fome, mas regime é regime, né?

Abri meu notebook e levei um susto com aquela
voz baixinha atrás de mim:

-Tio, dá um trocado?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro um para você.

Para variar, minha caixa de entrada estava
lotada de e-mails. Fico distraído vendo poesias,
as formatações lindas, dando risadas com as
piadas malucas.

Ah! Essa música me leva a Londres e a boas
lembranças de tempos idos.

- Tio, pede para colocar margarina e queijo também?

Percebo que o menino tinha ficado ali.

- OK, mas depois me deixe trabalhar,
pois estou muito ocupado, tá?

Chega a minha refeição e junto com ela o meu
constrangimento. Faço o pedido do menino,
e o garçom me pergunta se quero que mande
o garoto ir. Meus resquícios de consciência
me impedem de dizer. Digo que está tudo bem.

- Deixe-o ficar. Traga o pão e mais uma
refeição decente para ele.

Então o menino se sentou à minha
frente e perguntou:

- Tio, o que está fazendo?
- Estou lendo uns e-mails.
- O que são e-mails?
- São mensagens eletrônicas mandadas
por pessoas via Internet.

Sabia que ele não iria entender nada,
mas a título de livrar-me de maiores
questionários disse:

- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- Tio, você tem Internet?
- Tenho sim, é essencial no mundo de hoje.
- O que é Internet, tio?
- É um local no computador onde podemos ver e
ouvir muitas coisas, notícias, músicas,
conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar,
trabalhar, aprender. Tem tudo no mundo virtual.

- E o que é virtual, tio?

Resolvo dar uma explicação simplificada,
novamente na certeza que ele pouco vai entender
e vai me liberar para comer minha refeição,
sem culpas.

- Virtual é um local que imaginamos algo que
não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um
monte de coisas que gostaríamos de fazer.
Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo
em quase como queríamos que fosse.
- Legal isso. Gostei!
- Mocinho, você entendeu o que é virtual?
- Sim, tio, eu também vivo neste mundo virtual.
- Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse jeito...
Virtual. Minha mãe fica todo dia fora, só chega
muito tarde, quase não a vejo. Eu fico cuidando
do meu irmão pequeno que vive chorando de fome,
e eu dou água para ele pensar que é sopa.
Minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai
vender o corpo, mas eu não entendo, pois ela
sempre volta com o corpo.
Meu pai está na cadeia há muito tempo.
Mas sempre imagino nossa família toda junta em
casa, muita comida muitos brinquedos de Natal,
e eu indo ao colégio para virar médico um dia.
Isto não é virtual, tio?

Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas
caíssem sobre o teclado. Esperei que o menino
terminasse de literalmente 'devorar' o prato dele,
paguei a conta e dei o troco para o garoto,
que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros
sorrisos que eu já recebi na vida,
e com um 'Brigado tio, você é legal!'.

Ali, naquele instante, tive a maior prova do
virtualismo insensato em que vivemos todos os dias,
enquanto a realidade cruel rodeia de verdade,
e fazemos de conta que não percebemos!

Vamos mudar essa realidade!?!?!?

PAZ E LUZ PARA TODOS VOCÊS!!!
  
-:¦:- E -:¦:-

Um Dia Abençoado para todos!!