19 de ago. de 2022

AS CINCO GRANDES LIÇÕES

.


:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

Primeira importante lição:

Dar valor para todas as pessoas.

Durante meu segundo mês na escola
de enfermagem, nosso
professor nos deu um questionário.

Eu era bom aluno e respondi rápido
todas as questões até chegar a última
que era:

"Qual o primeiro nome da mulher que faz
a limpeza da escola?"

Sinceramente, isso parecia uma piada.
Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes.

Ela era alta, cabelo escuro,
lá pelos seus 50 anos, mas como
eu ia saber o primeiro nome dela?

Eu entreguei meu teste deixando essa
questão em branco e um pouco antes da
aula terminar, um aluno perguntou
se a última pergunta do teste ia
contar na nota.

"É claro!", respondeu o professor.
"Na sua carreira,
você encontrará muitas pessoas.
Todas têm seu grau de importância.
Elas merecem sua atenção mesmo que seja
com um simples sorriso ou um simples "alô".

Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei
aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy.

Segunda lição importante:

Ajudar sem esperar recompensas.

Na chuva, numa noite, estava uma senhora negra,
americana, do lado de uma estrada no estado do
Alabama enfrentando um tremendo temporal.

O carro dela tinha enguiçado e ela precisava,
desesperadamente, de uma carona.

Completamente molhada, ela começou a acenar
para os carros que passavam.

Um jovem branco, parecendo que não tinha
conhecimento dos acontecimentos e
conflitos dos anos 60, parou para ajudá-la.

O rapaz a colocou em um lugar protegido,
procurou ajuda mecânica e chamou um táxi
para ela.

Ela parecia estar realmente com muita
pressa mas conseguiu anotar o endereço
dele e agradecê-lo.

Sete dias se passaram quando bateram à
porta da casa do rapaz.

Para a surpresa dele, uma enorme TV
colorida estava sendo entregue na casa
dele com um bilhete junto que dizia:

"Muito obrigada por me ajudar na estrada
naquela noite. A chuva não só tinha
encharcado minhas roupas como também meu
espírito. Aí, você apareceu. Por sua
causa eu consegui chegar ao leito de
morte do meu marido antes que ele falecesse.
Deus o abençoe por ter me ajudado.
Sinceramente, Mrs. Nat King Cole"

Terceira importante lição:

Sempre se lembre daqueles que te serviram.

Numa época em que um sorvete custava muito
menos do que hoje,
um menino de 10 anos entrou na lanchonete
de um hotel e sentou- se a uma mesa.

Uma garçonete colocou um copo de água na
frente dele.

- "Quanto custa um sundae?" ele perguntou.

- "50 centavos" - respondeu a garçonete.

O menino puxou as moedas do bolso e
começou a contá-las.

- "Bem, quanto custa o sorvete simples?"
ele perguntou.

A essa altura, mais pessoas estavam
esperando por uma
mesa e a garçonete perdendo a paciência.

- "35 centavos" - respondeu ela,
de maneira brusca.

O menino, mais uma vez,
contou as moedas e disse:

- "Eu vou querer, então, o sorvete simples".

A garçonete trouxe o sorvete simples,
a conta, colocou na mesa e saiu.

O menino acabou o sorvete, pagou a conta
no caixa e saiu.

Quando a garçonete voltou, ela começou
a chorar a medida que ia limpando a mesa
pois ali, do lado do prato,
tinham 15 centavos em moedas - ou seja, o
menino não pediu o sundae porque ele
queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.

Quarta importante lição:

O obstáculo no nosso caminho.

Em tempos bem antigos,
um rei colocou uma pedra enorme no meio de
uma estrada. Então, ele se escondeu e
ficou observando para ver se alguém
tiraria a imensa rocha do caminho.

Alguns mercadores e homens muito ricos do reino
passaram por ali e simplesmente deram a volta pela
pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo
que ele não mantinha as estradas limpas mas nenhum
deles tentou sequer mover a pedra dali.

De repente, passa um camponês com uma boa carga de
vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de
lado a sua carga e tentou remover a rocha dali.
Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu
mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então,
voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que
havia uma bolsa no local onde estava a pedra. A bolsa
continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo
rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse
removido a pedra do caminho.

O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca
entendeu:

"Todo obstáculo contém uma oportunidade para
melhorarmos nossa condição".

Quinta importante lição:

Dando quando se conta.

Há muitos anos atrás, quando eu
trabalhava como voluntário em um hospital, eu vim a
conhecer uma menininha chamada Liz que sofria de uma
terrível e rara doença. A única chance de recuperação
para ela parecia ser através de uma transfusão de
sangue do irmão mais velho dela de apenas 5 anos que,
milagrosamente, tinha sobrevivido à mesma doença e
parecia ter, então, desenvolvido anticorpos
necessários para combatê-la.

O médico explicou toda a situação para o menino e
perguntou, então, se ele aceitava doar o sangue dele
para a irmã. Eu vi ele hesitar um pouco mas depois de
uma profunda respiração ele disse:

- "Tá certo, eu topo já que é para salvá-la...".

À medida que a transfusão foi progredindo, ele estava
deitado na cama ao lado da cama da irmã e sorria,
assim como nós também, ao ver as bochechas dela
voltarem a ter cor.

De repente, o sorriso dele desapareceu e ele
empalideceu. Ele olhou para o médico e perguntou com a
voz trêmula:

- "Eu vou começar a morrer logo?"

Por ser tão pequeno e novo, o menino tinha
interpretado mal as palavras do médico, pois ele
pensou que teria que dar todo o sangue dele para
salvar a irmã!

Pois é, bondade e caridade são tudo.

PAZ E LUZ PARA TODOS VOCÊS!!!

-:¦:- E -:¦:-

Um Dia Abençoado para todos!!