16 de jan. de 2023

Os três conselhos

.



:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

Um casal de jovens recém casados,
era muito pobre e vivia de
favores num sítio do interior.
Um dia o marido fez uma proposta
à esposa:

- Querida eu vou sair de casa e
vou viajar para bem distante,
arrumar um emprego e trabalhar
até que eu tenha condições
de voltar e dar a você uma vida
mais digna e confortável.
Não sei quanto tempo vou ficar longe de casa,
só peço uma coisa: que você me espere e,
enquanto eu estiver fora,
seja fiel a mim que eu serei fiel a você.

Assim sendo o jovem saiu.
Andou muitos dias a pé,
até que encontrou um fazendeiro
que estava precisando
de alguém para ajudar em sua fazenda.

Ele se ofereceu para trabalhar, e foi aceito.
Sendo assim, ele propôs um pacto ao patrão:

- Patrão eu peço só uma coisa para o Senhor.
Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e
quando eu achar que eu devo ir embora o Senhor
me dispensa das minhas obrigações.
Não quero receber o meu salário.
Quero que o Senhor o coloque na poupança até o
dia que eu sair daqui.
No dia em que eu sair o Senhor me dá o
dinheiro e eu sigo o meu caminho.

Tudo combinado, aquele jovem trabalhou muito,
sem férias e sem descanso.

Depois de vinte anos ele chegou para
o seu patrão e lhe disse:

- Patrão eu quero o meu dinheiro,
pois estou voltando para a minha casa.

O patrão então lhe disse:

- Tudo bem, nós fizemos um pacto
e eu vou cumprir,
só que antes eu quero lhe fazer
uma proposta.

Curioso ele pergunta qual a
proposta e seu patrão lhe diz:

- Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai
embora ou eu lhe dou três conselhos e não
lhe dou o dinheiro e você vai embora.
Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos
e se eu lhe der os conselhos não lhe dou o dinheiro.
Vai pro seu quarto, pensa e depois me dá a resposta.

O rapaz pensou durante dois dias depois
procurou o patrão e lhe disse:

- Eu quero os três conselhos.

- Se eu lhe der os conselhos eu
não lhe dou o dinheiro.

- Eu quero os conselhos.

O patrão então lhe falou:

1º "Nunca tome atalhos em sua vida,
caminhos mais curtos e desconhecidos
podem custar a sua vida";

2º " Nunca seja curioso para aquilo que é mal,
pois a curiosidade pro mal pode ser mortal";

3º " Nunca tome decisões em momentos
de ódio e de dor, pois você pode se
arrepender e ser tarde demais";

Após dar os três conselhos o patrão disse ao
rapaz que já não era tão jovem assim:

- Aqui você tem três pães, dois são para você
comer durante a viagem e o terceiro é para comer
com a sua esposa quando chegar em sua casa.

O rapaz seguiu o seu caminho de volta para casa,
depois de vinte anos longe de casa e da esposa
que ele tanto amava.

Andou durante o primeiro dia e encontrou
um viajante que o cumprimentou e lhe
perguntou:

- Pra onde você vai?

- Vou para um lugar muito distante
que fica a mais de vinte dias de
caminhada por esta estrada.

- Rapaz, esse caminho é muito longo,
eu conheço um atalho que é dez vezes menor
e você vai chegar em poucos dias.

O rapaz ficou contente e começou a
seguir pelo atalho,
quando lembrou-se do primeiro
conselho do seu patrão:

"Nunca tome atalhos em sua vida,
caminhos mais curtos
e desconhecidos podem custar a sua vida".

Então voltou e seguiu o seu caminho.
Dias depois ele soube que aquilo
era uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem,
achou uma pensão
na beira da estrada onde pôde hospedar-se.
De madrugada acordou assustado com um grito
estarrecedor e muito barulho.
Levantou-se de um salto só e
dirigiu-se à porta para sair.

Quando lembrou do segundo conselho:

" Nunca seja curioso para aquilo que é mal,
pois a curiosidade pro mal pode ser mortal".

Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar o café,
o dono da hospedagem lhe perguntou
se ele não havia o
uvido um grito e ele disse que sim.

- Então por que não veio ver o que era,
não ficou curioso?

Ele disse que não.
Então o hospedeiro lhe falou:

- Você é o único que sai vivo daqui,
um louco gritou durante a noite e
quando o hóspede saia ele o matava.

O rapaz seguiu seu caminho e depois de
muitos dias e noites de caminhada,
já ao entardecer, viu entre as árvores a
fumaça da sua casinha, andou e logo viu entre
os arbustos a silhueta da sua esposa.

O dia estava escurecendo, mas ele pode ver
que a sua esposa não estava só.

Andou mais um pouco e viu que
ela tinha sentado no
colo de um homem a quem estava
acariciando os cabelos.

Ao ver aquela cena o seu coração
se encheu de ódio
e amargura e ele decidiu matar
os dois sem piedade.

Apressou os passos,
quando se lembrou do terceiro conselho:

"Nunca tome decisões em momentos
de ódio e de dor,
pois você pode se arrepender e
ser tarde demais".

Então ele parou, refletiu e decidiu
dormir aquela noite ali mesmo.

Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse:

- Não vou matar minha esposa e
nem o seu amante.

Vou voltar para o meu patrão
e pedir que ele me aceite de volta.

Só que antes eu quero dizer para a
minha esposa que eu fui fiel a ela.

Dirigiu-se à porta da casa e bateu.

Ao abrir a porta esposa reconhece
o seu marido e se atira ao seu
pescoço e o abraça afetuosamente.

Ele tenta afastá-la, mas não consegue,
tamanha a felicidade dela.

Então com lágrimas ele lhe diz:

- Eu fui fiel a você e você me traiu.

- Como? __ e ainda espantada
diz_ Eu não lhe traí,
o esperei durante esses vinte anos.

- E aquele homem que você estava
acariciando ontem ao entardecer?

- Aquele homem é nosso filho.
Quando você foi embora eu descobri
que estava grávida
e hoje ele está com vinte anos de idade.

Então ele conheceu e abraçou seu filho,
contou-lhes toda a sua história
enquanto a esposa
preparava o café e sentaram-se para
tomar o café e comer o último pão.

Após a oração de agradecimento e lágrimas de
emoção ele parte o pão, e ao parti-lo,
ali estava todo o seu dinheiro...!

PAZ E LUZ PARA TODOS VOCÊS!!!

-:¦:- E -:¦:-

Um Dia Abençoado para todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!